CRIATÓRIO RIZZONI & CRIATÓRIO JAPI - NOVEMBRO 2016

A semelhança de pensamentos e ideais em comum, fazem com que Rizzoni e Marcos, através da amizade unam o Criatório Rizzoni (Aristides Rizzoni Filho) e o Criatório Japi (Marcos de Mendonça Gonçalves) com foco único na criação e preservação do CURIÓ.

O Criatório Rizzoni plantou sua primeira semente nos anos de 1998 quando Aristides Rizzoni Filho procurou adquirir seu primeiro curió. Adquiriu um curió pardo que havia sido criado em cativeiro em um viveiro e filho de mateiros oriundos de Goiás. Procurou então o Sr. Oscar Janes, criador famoso na época que ao recebê-lo em sua casa não permitiu que o pardo desembarcasse para ser analisado. Foi claro e objetivo dizendo que pela procedência não poderia esperar resultado satisfatório no encarte do pardo. Muito desapontado retornou e doou o pardo a um amigo que tinha pássaros diversos. Nessa época Rizzoni trabalhava na cidade de Campinas (SP) e manifestou seu interesse na aquisição de um pardo ao Sr. João José criador de curió. Ficou acertado que o Sr. João Jose criaria um pardo naquela temporada de excelente genética. Poucos dias se passaram para que João José retornasse oferecendo seu curió, base de sua criação, já que por força de compromisso teria que se mudar para a Coreia local onde seu filho iria trabalhar por no mínimo cinco anos.

O curió adquirido era o MATUTO 4.

Passado menos de 60 dias Rizzoni recebe um telefonema do Dr. Manoel Burgos, criador da cidade de Americana, manifestando seu interesse pelo pássaro. O negócio foi concretizado e em troca foram dados dois machos e duas femeas de excelente genética.

Uma comitiva veio buscar o tão desejado MATUTO 4 , Dr. Manoel, Sr. Navega e o Sr. Valcir Polido foram até Jaguariúna e levaram o MATUTO 4.

Nesse momento começa o projeto do CRIATÓRIO RIZZONI.

Decorridos muitos anos, muitos contatos novos, muitos aprendizados, muitos colaboradores, fizeram que Rizzoni tivesse em seu plantel genética de muito boa qualidade. AMIGOS de grandiosa importância como o Dr. Manoel Burgos, Sr. Valcir Polido, Sr. João Polidoro que foram os professores, Professor Roberto, Jayme Nozela, Eloi Fornaziero, Adão Poças,Henrique Antonini e tantos outros.

Agora é chegado o momento de inovar em busca de melhores resultados. A mudança tem que ser constante. A atualização de plantel permanente.

Vamos em frente porque o "sonho" é a semente da "realização".

 

www.criatoriojapi.com.br - 2021 - Desenvolvimento: Fênix Sites